Uma noiva despreparada

A igreja de Cristo é comparada pela bíblia com uma noiva que está se preparando para casar! O noivo é Cristo, que está esperando uma ordem do Pai para buscar a sua amada!

A palavra de Deus diz que o Senhor virá buscar uma esposa pronta!!!

Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou. Apocalipse 19:7

Mas alguns pontos apresentados abaixo mostra que a Igreja de Cristo ainda não está pronta!!!

Cinco características de uma noiva despreparada:

1- Não conhece o noivo

-Disse-lhes Jesus: Estou há tanto tempo convosco e não me tendes conhecido… João 14:9

Peço que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o glorioso Pai, dê a vocês espírito de sabedoria e de revelação, no pleno conhecimento dele. Oro também para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados, a fim de que vocês conheçam a esperança para a qual ele os chamou, as riquezas da gloriosa herança dele nos santos e a incomparável grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, conforme a atuação da sua poderosa força. Esse poder ele exerceu em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e fazendo-o assentar-se à sua direita, nas regiões celestiais, muito acima de todo governo e autoridade, poder e domínio, e de todo nome que se possa mencionar, não apenas nesta era, mas também na que há de vir. Efésios 1:17 à 21

Uma noiva que não conhece o noivo não pode confiar e se entregar de verdade, o relacionamento se torna superficial e delicado. Quando não existe transparência e interesse quanto ao conhecimento do outro, dificilmente a união perdurará. Dentro desse contexto estamos falando de um Noivo que já se entregou totalmente nesse amor, um noivo fiel, justo e perfeito, sendo assim o interesse e a entrega deve acontecer por parte da igreja. Para conhecer à Cristo precisamos ter um coração disposto e buscar por meio da presença do Espírito Santo um relacionamento de intimidade. A multidão que seguia a Cristo caracteriza bem esse perfil do primeiro ponto, eram pessoas que seguiam a Cristo, acompanhavam os seus sinas, recebiam milagres, ouviam suas mensagens e até se emocionavam, mas não conheciam a Cristo, essa falta de interesse em conhecê-lo fez essa mesma multidão gritar: – Crucifica-o!!!.Hoje existe a mesma multidão na igreja do século 21, que por falta de conhecimento está disposta a crucificar a Cristo em sua vida, mas não está disposta a crucificar o seu eu por Cristo. O relacionamento verdadeiro nos leva ao conhecimento que transforma, cura, liberta, salva e faz amar de verdade.

2- Tem dúvidas quanto ao sentimento que tem pelo noivo:

Eu conheço bem suas obras, sei que você não é quente nem frio; eu desejaria que você fosse uma coisa ou outra! Porém, já que você é meramente morno, eu estou a ponto de vomitar você da minha boca. Apocalipse 3:14 à 20

Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine.
Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, mas não tiver amor, nada serei.
Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, mas não tiver amor, nada disso me valerá.
O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha.
Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.
O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

1 Coríntios 13:1-7

A dúvida quanto ao sentimento que se tem por Cristo existe porque o ser humano tem dificuldade de se despir de si mesmo, de deixar o eu de lado, de morrer para si mesmo e viver para Cristo. O ser humano está apegado ao concreto, ao natural e tem amado cada vez mais esse mundo e esses fatores também dificulta o desenvolvimento de umsentimento verdadeiro por Cristo. Essa dúvida existe em muitos corações e para detectá-la é só olhar para os frutos que são gerados. Essa dúvida gera vidas inconstantes, pessoas fracas, doentes e volúveis, facilmente enganadas e levadas por outros “amores que surgem no caminho”, atrações que surgem porque a alma sempre fala mais alto. Pessoas duvidosas quanto ao amor que se tem por Cristo não o ama de verdade e precisa urgentemente rever seu relacionamento e buscar esse amor. Normalmente isso acontece com pessoas orgulhosas, cheias de si mesmos, questionadoras e independentes, pessoas assim entram no relacionamento mas nunca se entrega de verdade e por isso está sempre correndo o risco de romper o relacionamento por qualquer motivo, isso acaba prejudicando seu relacionamento com a Igreja também.

3- Não está disposta a superar as dificuldades por amor ao Noivo, logo pensa em desistir!

Quem põe a mão no arado e olha para trás, não está apto para o Reino de Deus. Lucas 9:62

Todo mundo que entra num relacionamento sonha com um relacionamento perfeito, sem dificuldades e lutas. Principalmente as mulheres que cresceram assistindo conto de fadas ou filmes de amor, sempre pensam em encontrar um príncipe encantado, lindo, rico e perfeito. Sabemos que não existe relacionamento sem dificuldades e conflitos. Como estamos falando de Cristo que é perfeito e da Igreja que está aprendendo o que é perfeição com Cristo, tudo se torna diferente. Nesse caso a disposição de superar as dificuldades deve existir por parte da igreja,porque Cristo mesmo diz que já venceu o mundo e que por isso podemos vencer qualquer aflição. Isso irá depender do foco da igreja. Amar à Cristo a ponto de estar de disposto a superar qualquer tipo de dificuldade sem desistir Dele é o que Deus espera da Igreja Verdadeira.

4- Não se guarda para o dia do casamento e consequentemente age como prostituta não sendo fiel.

Por toda parte se ouve que há imoralidade entre vocês, imoralidade que não ocorre nem entre os pagãos, a ponto de um de vocês possuir a mulher de seu pai. 1 Coríntios 5:1

Entre vocês não deve haver nem sequer menção de imoralidade sexual como também de nenhuma espécie de impureza e de cobiça; pois essas coisas não são próprias para os santos. Não haja obscenidade, nem conversas tolas, nem gracejos imorais, que são inconvenientes, mas, ao invés disso, ações de graças. Porque vocês podem estar certos disto: nenhum imoral, ou impuro, ou ganancioso, que é idólatra, tem herança no Reino de Cristo e de Deus. Efésios 5:3-5

Sê fiel até à morte, e dar-te-tei a coroa da vida. Apocalipse 2:10

Esse é um ponto que tem a ver com a apostasia dos últimos tempos. Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; 2 Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência; (1 Timóteo 4:1-2). É algo que está se cumprindo e que não podemos evitar, mas o que podemos fazer é evitar que a apostasia chegue até nós. Não podemos ser influenciados por esse espírito de apostasia e para isso temos que estar vigilantes e unidos no amor de Cristo. Estamos vivendo o tempo da apostasia e temos que tomar muito cuidado. A Igreja de Cristo tem crescido aceleradamente e muitos sem base nenhuma na palavra. Para nos tornarmos imune a isso precisamos viver no Espírito, precisamos nos guardar em santidade e obediência à palavra. Temos que ficar longe de tudo que é impuro, de tudo que pode nos fazer cair. Temos que plantar no Espírito para colher para eternidade. Cristo vem buscar uma igreja fiel, que realmente se tornou UMA com ELE. Uma pessoa fiel não olha para outro, não pensa em outro, não deseja outro, não se entrega para outro, não age como prostituta, ou seja, um cristão fiel só enxerga à Cristo, não tem interesse em outras coisas que não venha Dele.

5- Retirou o adorno e está nua novamente:

Passando eu por junto de ti, vi-te, e eis que o teu tempo era tempo de amores; estendi sobre ti as abas do meu manto e cobri a tua nudez; dei-te juramento e entrei em aliança contigo, diz o Senhor Deus; e passaste a ser minha. Então, te lavei com água, e te enxuguei do teu sangue, e te ungi com óleo. Também te vesti de roupas bordadas, e te calcei com couro da melhor qualidade, e te cingi de linho fino, e te cobri de seda. Também te adornei com enfeites e te pus braceletes nas mãos e colar à roda do teu pescoço. Coloquei-te um pendente no nariz, arrecadas nas orelhas e linda coroa na cabeça. Assim, foste ornada de ouro e prata; o teu vestido era de linho fino, de seda e de bordados; nutriste-te de flor de farinha, de mel e azeite; eras formosa em extremo e chegaste a ser rainha. Correu a tua fama entre as nações, por causa da tua formosura, pois era perfeita, por causa da minha glória que eu pusera em ti, diz o Senhor Deus. Mas você confiou em sua beleza e us­ou sua fama para se tornar uma prostituta. Você concedeu os seus favores a todos os que passaram por perto, e a sua beleza se tornou deles.
Você usou algumas de suas roupas para adornar altares idólatras, onde levou adian­te a sua prostituição. Coisas assim jamais deveriam acontecer!

Ezequiel 16:8-16

Nós representamos para Cristo o que está relatado no texto de Ezequiel, uma Igreja sem mácula, adornada, pronta para as Bodas do Cordeiro. Quando Jesus se entregou na cruz ele nos deu a possibilidade de ter um caráter transformado, de receber vestes novas e de reinar com Ele como raça eleita, sacerdócio real, nação santa e propriedade exclusiva Dele (Mas vòs sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;1 Pedro 2:9. Mas nesse texto de Ezequiel mostra uma igreja limpa que voltou para lama (v. 15 e 16), uma igreja que estava na luz e voltou para as trevas, uma igreja que estava santificada e voltou a se prostituir.
É tempo de ser limpo, é tempo de voltar para a luz, é tempo de ser adornado pelo Espírito Santo recebendo o caráter de Cristo, se vestindo de amor, se vestindo com o fruto do Espírito, é tempo de estarmos prontos para as bodas do Cordeiro!

Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou. Apocalipse 19:7

Cristo vem buscar uma igreja pronta, portanto se apronte!!!

Publique o seu comentário.

Anote seu bilhetes