Fé para crescer e amadurecer espiritualmente!

A igreja de Cristo tem crescido aceleradamente em quantidade, mas a qualidade espiritual está cada vez mais defasada, esse fato é preocupante e esse texto serve de alerta
para os apóstolos, bispos, pastores, missionários, líderes e irmãos no geral; precisamos nos atentar para o crecimento e amadurecimento espiritual dos cristãos.
Todos os dias me deparo com cristãos imaturos.

“Embora a esta altura já devessem ser mestres, precisam de alguém que ensine a vocês novamente os princípios elementares da palavra de Deus. Estão precisando de leite, e não de alimento sólido!” Hebreus 5:12
Pessoas que já estão no evangelho à anos mas ainda não digerem alimento sólido. Temos que entender que o leite espiritual é para os novos-convertidos, chamados de bebês na fé.
“Como crianças recém-nascidas desejai com ardor o leite espiritual que vos fará crescer para a salvação, se é que tendes saboreado quão suave é o Senhor” I Pedro 2, 2-3

A igreja de Cristo precisa de fé para crescer e amadurecer espiritualmente!

A bíblia diz que quanto mais é dado mais é cobrado.

“Porque a todo aquele, a quem muito foi dado, muito será pedido, e ao que muito confiaram, mais contas lhe tomarão.” Lucas 17: 47-48

Vivemos no Brasil, aqui temos liberdade para crescer na fé porque temos acesso à palavra de Deus através de todos os meios de comunicação possíveis, fora as literaturas cristãs e outros instrumentos que servem para o nosso crescimento. Não temos motivo para não crescer na fé e Deus irá nos cobrar, por isso precisamos abrir os olhos para enxergar a realidade que nos cerca e transformá-la através da palavra de Deus!

Sou do tempo da EBD (Escola Bíblica Dominical), de linhagem batista, de uma época em que havia uma preocupação com o estudo da palavra, tive o previlégio de ter um professor capacitado por Deus para me ensinar a entender e aplicar a palavra de Deus na minha vida, cresci e continuo crescendo na fé porque aprendi a me alimentar dos nutrientes e vitaminas necessários para cada fase da minha vida espiritual. Não existe amadurecimento cristão sem o conhecimento e prática da palavra.

“Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino. Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal.” Hebreus5:13-14

Cristãos desnutridos e mal-alimentados não podem produzir o fruto do Espírito.

“Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,Gálatas 5:22”

A tendência é gerar as obra da carne.

“Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus.” Gálatas 5:19-21

Da mesma forma um pastor ou líder desnutrido espiritualmente não tem condições de gerar ovelhas saudáveis, isso explica porque existem tantos ministérios que abrem e após alguns meses fecham e as ovelhas ficam sem pastor, perdidas, machucadas e doentes.

Um cristão imaturo na fé está sempre correndo perigo, está sempre pensando em desistir, é incostante, desanima facilmente, não percebe a ação do inimigo e sempre acaba caindo em suas armadilhas, não entende a correção, não sabe distinguir o que é do Espírito e o que é da carne, não tem firmeza em suas decisões, não aguenta passar por aflições e principalmente não consegue buscar a solução para suas lutas diretamente com Deus e direcionado pelo Espírito Santo, sempre precisa de “muletas” (pessoas) para resolver problemas que poderia resolver sozinho através da oração e atitudes baseadas na palavra.

“O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro. Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.” Efésios 4:14 e 15

Para que o corpo de Cristo seja saudável é necessário oferecer uma boa alimentação e insistir para que todos se alimentem, essa responsabilidade é dos líderes, o papel da igreja é aceitar, crêr e praticar o que se aprende.

Nesse mês vamos gerar essa fé para que possamos agradar à Deus! Deus quer que resgatemos os príncipios da palavra para que de forma alguma venhamos nos desviar dos seus caminhos sendo levados por qualquer vento de doutrina. Todo cristão precisa ter firme no seu coração e renovado em sua mente a razão de sua fé. Precisamos preparar a igreja para a volta de Cristo porque a iniquidade está aumentando e o amor está se esfriando.
“E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará” Mateus 24:12

Só o cristão fortalecido na palavra terão forças para permancer fiel até o fim!

“Àquele que vencer e fizer a minha vontade até o fim darei autoridade sobre as nações. Ele as governará com cetro de ferro e as despedaçará como a um vaso de barro. Eu lhe darei a mesma autoridade que recebi de meu Pai. Também lhe darei a estrela da manhã. Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.” Apocalipse 2:26 à 29

É tempo de crescer na fé!!!

E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará Mateus 24:12

Comment(1)

  1. Ana paula says

    Texto dotado de sabedoria e verdade, só haverá crescimento quando conhecermos e vivenciarmos a palavra de Deus, e vou alem, nossa nação será sarada quando praticarmos as mesmas atitudes de Cristo.
    Deus nos abençoe, pois a jornada é grande. Paula

Publique o seu comentário.

Anote seu bilhetes