A santidade começa na mente!!!

Todos os dias surgem em nossa mente pensamentos que são gerados por meio de alguma imagem que vimos, palavra que ouvimos, situação que passamos ou lembranças de algum tempo que passou, entre esses pensamentos existem aqueles que geram em nós desejos maus, ou seja, vontade de pecar (pensar, falar ou agir de uma forma que não agrada à Deus).

O que fazer diante desses pensamentos, como devemos agir?

Temos que ser radical e essa resposta está em Tiago 1:13,14,15

Quando alguém for tentado, jamais deverá dizer: “Estou sendo tentado por Deus”. Pois Deus não pode ser tentado pelo mal e a ninguém tenta. 14 Cada um, porém, é tentado pelo próprio mau desejo, sendo por este arrastado e seduzido. 15 Então esse desejo, tendo concebido, dá à luz o pecado, e o pecado, após ser consumado, gera a morte.

Não se engane: Só de desejar fazer algo errado já estamos pecando, se o desejo não é vencido, o pecado acaba sendo consumado e isso gera morte espiritual e muitas outras consequências. Temos que nos arrepender dos maus pensamentos e maus desejos que surgem em nossa mente.

O pecado começa ser gerado nos pensamentos e deve ser combatido nesse primeiro momento. Isso acontece com o ser humano desde do início, foi assim no jardim do Eden e é assim até hoje! O ser humano é sempre atraído por aquilo que pode trazer problemas para sua vida.

“Você não pode impedir que um pássaro pouse em sua cabeça, mas, pode impedir que faça ninho.” (Martinho Lutero). Não podemos impedir que o pensamento passe pela nossa mente, mas podemos decidir se ele vai continuar sendo alimentado até virar desejo e se consumar, ou se vamos combate-lo antes.

Temos uma escolha a fazer!!!Combater o pecado na mente é um princípio que nos leva à SANTIDADE!

Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2

Romanos 16:19 e 20 que diz:

Todos têm ouvido falar da obediência de vocês, por isso estou muito alegre; mas quero que sejam sábios em relação ao que é bom, e sem malícia em relação ao que é mau. Em breve o Deus da paz esmagará Satanás debaixo dos pés de vocês. A graça de nosso Senhor Jesus seja com vocês.

Temos que voltar a inocência quanto ao mal e ser bem entendidos quanto ao bem , isso só é possível quando temos a mente de Cristo!

Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo. 1 Coríntios 2:16

Este estado mental somente se forma quando o cristão se converte de sua vida mundana para a nova vida em Cristo. Quando o homem natural passa pelo renascimento espiritual, e o Espírito de Deus passa a habitar nele, sua mente e seu coração são regenerados. Essa transformação gera três requisitos básicos:

Ora, o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida. 1 Timóteo 1:5

1 – Coração puro. A mente está ligada ao coração. Os pensamentos e os sentimentos são um todo inseparável. Por isso o coração precisa também ser puro. Jesus disse que a boca fala do que está cheio o coração. Nossas ações refletem de acordo com o que está em nosso coração. (“Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias”, declara o Senhor. “Porei minhas leis em sua mente e as escreverei em seu coração. Serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. Hebreus 8:10)

2 – Integridade (boa consciência). Isso parece óbvio, mas muitas pessoas se aproximam de Deus com um coração dividido entre Deus e a vontade da carne. Jesus mostrou também que não se pode servir a dois senhores. 1 Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis. 2 Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, 3 sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, 4 traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus, 5 tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder. Afaste-se desses também. 2 Timóteo 3:2,3,4,5

3 – Fé. É preciso ter fé e não apenas acreditar na Palavra de Deus. Em outras palavras, é preciso estar realmente convicto de que aquilo que Deus diz em sua Palavra é uma verdade absoluta. (Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento. Tiago 1:6)

Esses três requisitos são evidências de uma verdadeira transformação!!!

Somente os que abriram seus corações a Deus e foram tocados pelo seu Espírito adquirem o discernimento espiritual necessário para compreender o que lhes é anunciado no Evangelho.

“Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica, será comparado a um homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; … E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica, (e não as leva a sério) será comparado a um homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia.” Mateus 7:24 e 26

Como a igreja estaria mais pura e santa se todo cristão agisse radicalmente, combatendo o pecado assim que ele surge na mente!!!

“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai”. Filipenses 4:8

Pastora Vanessa Roamni Pires

Publique o seu comentário.

Anote seu bilhetes