Adoração Ineficaz

Quando permitimos que Jesus entre em nossas vidas, podemos experimentar a verdadeira cura e libertação pela graça Dele em nós.

Mas qual é o real propósito dessa libertação, para qual finalidade Deus nos quer realmente libertos?

Em Ex 3:18 temos a resposta desta pergunta quando Moisés está tendo o encontro com Deus no monte.

“As autoridades de Israel o atenderão. Depois você irá com elas ao rei do Egito e lhe dirá: O Senhor, o Deus dos hebreus, veio ao nosso encontro. Agora, deixe-nos fazer uma caminhada de três dias, adentrando o deserto, para oferecermos sacrifícios ao Senhor, o nosso Deus.” Ex 3:18

Em algumas versões está escrito sacrifícios ao Senhor em outras servir ao Senhor, mas o sentido literal da palavra é um só, ADORAR ao Senhor, ou seja, a razão pela qual Deus nos redime, não é apenas para nos livrar da condenação eterna, nos curar e nos libertar. O objetivo é que nos tornemos o Seu povo e que venhamos para um lugar de comunhão e intimidade, nos transformando assim em verdadeiros adoradores.

Outro ponto que não posso deixar de comentar é que precisamos nos livrar do pecado e das velhas práticas e entrar em novidade de vida celebrando a morte de Cristo sendo representantes de sua morte e ressurreição.

Em 1 Coríntios 5:7-8 o apóstolo Paulo nos fala como devemos buscar a presença do Senhor se livrando do pecado.

“Joguem fora o velho fermento do pecado para ficarem completamente puros. Aí vocês serão como massa nova e sem fermento, como vocês, de fato, já são. Porque a nossa Festa da Páscoa está pronta, agora que Cristo, o nosso Cordeiro da Páscoa, já foi oferecido em sacrifício.
Então vamos comemorar a nossa Páscoa, não com o pão que leva fermento, o fermento velho do pecado e da imoralidade, mas com o pão sem fermento, o pão da pureza e da verdade.”

Jesus diz que o Pai está em busca de verdadeiros adores e não de adoração, adoração seja talvez o meio para que ele consiga trazer para si os adoradores, por que o verdadeiro interesse Dele é em nossas vidas.

O livro de Efésios diz que nós fomos predestinados pelo louvor da sua Glória, ou seja, existimos para adorar. O anseio do Pai é este, pois por traz da adoração está o relacionamento e uma intimidade profunda que podemos ter com Ele.

Zacarias cheio do Espírito Santo disse que “Ele veio para resgatar-nos da mão dos nossos inimigos para o adorarmos sem medo, em santidade e justiça, diante dele todos os nossos dias.” Lc 1:74. A adoração é muito mais que um culto, é um lugar de intimidade profunda para bem perto Dele.

Em meio de tudo isso que relatei, devemos nos atentar para um detalhe que Satanás tenta desde o principio com todas as suas armas propor todos os dias para nossas vidas, nos induzir a entregar uma ADORAÇÃO INEFICAZ a Deus.

Em Mc 7:6-7 Jesus está dá um exemplo claro desse tipo de adoração:

‘Ele respondeu: “Bem profetizou Isaías acerca de vocês, hipócritas; como está escrito:
“Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.
Em vão me adoram;
seus ensinamentos não passam de regras ensinadas por homens.”’
Mc 7:6-7

A palavra “vão” significa: inutilmente, que não cumpre o seu propósito, procura mal sucedida, ineficaz.

Deus não é uma pessoa carente procurando adoração. Um dos nomes que Deus se revela em sua palavra é El Shadai significa: o todo poderoso e o Deus que é mais que suficiente, ou seja, o Senhor é absoluto e completo em si mesmo. A sua oração não muda a Deus, o seu jejum não muda a Deus, isso tudo apenas nos leva a um lugar aonde precisamos experimentar mais de Deus.

E Satanás tem o anseio não só de roubar a adoração de Deus, mas tomar por completo de nós.

Uma das primeiras coisas que Faraó fez quando Moisés pediu para que ele deixasse o povo dele ir para não adorar, foi questionar a Moisés dizendo q o povo deveria estar muito ocioso para querer adorar e ordenou o trabalho dos Israelitas tivesse o tempo dobrado.

Mesmo depois de muita luta e pragas lançadas por Deus, faraó tenta NEGOCIAR a saída do povo do Egito, tentando invalidar a adoração que era impossível de arrancar do povo.

Existe uma adoração ineficaz e o que Deus quer não é uma apenas declaração verbal, mas o meu e o seu coração, Ele quer que as nossas declarações sejam de coisas que estão transbordando em nosso coração. Quando a adoração não está alinhada com o proposito ela se torna ineficaz. Esse quadro de Moisés foi claramente um caso de Satanás tentar anular a adoração do povo.

Vou mostrar 4 propostas que Satanás através de Faraó tentou negociar com os filhos de Deus naquela época, nos quais até hoje ele usa desses mesmos meios e artifícios no meio do nosso povo.

1° proposta de Satanás

A viajem ia durar cerca de três dias para sair do Egito, e Deus disse que eles não poderiam realizar a adoração naquele lugar e naquela situação.

“Então o rei chamou Moisés e Arão e disse:— Vão oferecer sacrifícios ao seu Deus, porém façam isso aqui mesmo, no Egito.” Ex 8:25

Faraó propõe para os israelitas o adorem dentro do Egito. Em outras palavras ele diz: adore e não mude de vida, pois eles permanecendo no Egito, iriam continuar escravos. Adoração não é para escravos é para pessoas LIVRES. Quando Abraão subiu para sacrificar Isaque ele pediu para que os seus empregados ficassem enquanto ele subia para adorar. Deus nunca irá negociar a adoração. E até hoje existem pessoas que não querem sair do Egito e tentam viver um tipo de conversão light.

2° proposta de Satanás

“Então o rei disse:— Se vocês não forem muito longe, eu os deixarei ir ao deserto oferecer sacrifícios ao Senhor, seu Deus. Orem também por mim.” Ex 8:28

Em outras palavras Faraó disse “não se afastem muito, mas fiquem por perto, mantenha contato, não vamos romper a comunicação”. Muita gente tenta levar a vida na igreja e no mundo, ou seja, saia do mundo mas não totalmente.

John Wesley diz costuma dizer em suas pregações que a conversão tira o cristão do mundo, mas a santificação tira o mundo do cristão.

No decorrer da história mesmo depois do povo sair do Egito, vemos que eles sentiam saudades daquela terra, em outras palavras o Egito ainda permanecia no coração deles. Sair do Egito é apenas um passo da nossa conversão.

As vezes criamos uma discussão desnecessária tentando justificar que determinadas coisas são ou não são pecado, mas Paulo nos leva em um nível mais profundo para entendermos determinados assuntos dizendo: “Todas as coisas me são licitas, mas nem tudo me convém”. Deus não quer fiquemos vivendo em volta do mundo, PRECISAMOS NOS DESLIGAR literalmente deste ambiente hostil e o diabo sabe que se ele conseguir nos manter por perto ele vai conseguir inutilizar a nossa adoração.

3° proposta de satanás

“Disse-lhes o faraó: “Vocês vão mesmo precisar do Senhor quando eu deixá-los ir com as mulheres e crianças! É claro que vocês estão com más intenções. De forma alguma! Só os homens podem ir prestar culto ao Senhor, como vocês têm pedido”. E Moisés e Arão foram expulsos da presença do faraó.” Ex 10:10-11

O maior interesse do diabo é nos impedir de adorar a Deus em família.

A salvação de Deus para nós é individual mas o propósito de Deus para o homem é familiar, o Senhor tem planos para nossa família. Quando Deus salvou Nóe, o propósito não era que somente ele fosse salvo do dilúvio, o plano era para Noé e sua família e da mesma forma foi com Ló em Sodoma e Gomorra, Deus tinha planos para sua família também.

Quando Paulo e Silas estavam encarcerados na prisão e Deus os livrou daquele lugar, durante a saída eles encontraram um carcereiro com uma espada nas mãos para se suicidar devido a situação, mas Paulo impediu que ele fizesse aquilo e disse a ele depois: Crê no Senhor e será salvo tu e tua casa. At. 16:31

O diabo sabe o plano de Deus para nossa família e vai tentar te impedir de adorar ao Senhor junto com ela, por isso precisamos orar constantemente para que o plano do Senhor em nossa família se cumpra, as vezes poderá acontecer nem pelo muito falar, mas com atitudes de um cristão com a vida totalmente transformada.

Acredite, Família forte é um plano de Deus para nossas vidas.

4° proposta de satanás

“Então Faraó chamou a Moisés, e disse: Ide, servi ao SENHOR; somente fiquem vossas ovelhas e vossas vacas; vão também convosco as vossas crianças.” Êxodo 10:24

Faraó indaga que todos poderiam ir, porém os rebanhos deveriam ficar.

Nesta situação Satanás tentou roubar tudo aquilo que o povo de Deus havia conquistado desde a época que José tinha chegado ao Egito, em outras palavras Deus enriqueceu a terra do Egito através dos Israelitas e Satanás ainda queria tomar tudo aquilo que era do povo de Deus por direito.

Muitas pessoas vão para igreja, vivem uma vida de santidade, em oração e jejum, mas parece que a vida financeira anda sempre amarrada e nunca prosperam. O problema dessas pessoas é que elas deixam de adorar ao Senhor com os seus dízimos e ofertas, impedindo eles mesmos de terem uma adoração pura e eficaz diante de Deus.

Naquele tempo Deus queria edificar um lugar para adoração, mas quem deveria financiar era o próprio povo.

O diabo sabe o valor do dízimo e da oferta. É um princípio espiritual.

Certa vez uma pessoa me disse, que de todos os recursos que ela tinha 90% era dela e que 10% pertencia ao Senhor. Isto é uma visão errada de pessoas que precisam ser transformadas, TUDO que temos pertence ao Senhor, nossas vidas, nossa família nossos bens, TUDO pertence a Ele, os 10% que oferecemos como nosso dízimo é apenas uma prova de fidelidade nossa para com Ele.

Adoração é muito mais do que cantamos ou tocarmos, devemos adorar com o que nós temos.

Concluindo, devemos viver uma vida plena com Deus todos os dias de nossas vidas, como verdadeiros adoradores que expressam tudo que tem em espírito e em verdade diante do Pai. Só assim poderemos exalar um perfume perfeito e agradável para o nosso Senhor.

Deus abençoe a todos.

Publique o seu comentário.

Anote seu bilhetes