O processo de lapidação pode ser comparado com a nossa vida cristã, é muito interessante perceber o quanto esse ofício tem a ver com a forma que Deus nos trata. Observe o processo:

1º passo: A pedra é quebrada para ficar no tamanho certo:

Os sacrifícios que agradam a Deus, são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás. Para alcançar o favor de Deus é necessário ter com o coração sincero e totalmente entregue à Ele, temos que nos diminuir, despedaçando em nós todo o nosso eu, para que o lapidário possa começar a obra em nós.
Salmos 51:17

2° Passo: Depois a pedra é raspada num disco rotativo de ferro o tempo todo para ficar no formato ideal

Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia: fomos reputados como ovelhas para o matadouro.Romanos 8:36
O servo do Senhor é provado o tempo todo, todos os dias entregue a morte, ou seja, todos os dias é necessário morrer para nós mesmos e se entregar a vontade de Deus, só assim é possível ser moldado.

Em tudo dai graças; porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.
1 Tessalonicenses 5:18

Esse processo é doloroso, a partir do momento que nos entregamos a vontade de Deus aprendemos a dar graças em tudo, porque entendemos que a vontade dele é perfeita.

Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.
João 16:33

Aquele que está nas mãos do lapidário enquanto é raspado no disco rotativo, ou seja, enquanto tem as arestas aparadas, é envolvido com o ânimo do Senhor, pois entende que o produto final será glorioso.

As vezes no processo de modelagem da pedra preciosa o lapidário usa uma outra pedra mais resistente, como o diamante por exemplo pra moldar a outra pedra. Isso nos mostra o quanto somos importantes uns para os outros, como podemos ensinar uns aos outros e o contato de um cristão que está mais a frente nesse processo, ou seja, mais maduro, na vida de um cristão que está no início do processo traz crescimento. O discipulador deve gerar brilho naquele que está sendo discipulado.

3ª Etapa – A pedra é medida o tempo todo durante todo o processo e também encharcada em um liquido que é uma mistura de óleo e água.

Ser medido pelo lapidário, significa ser medido pelo Espírito Santo, enquanto não estivermos no tamanho e no formato certo, Ele não irá parar de nos medir e isso só vai terminar quando estivermos no céu.

Foi-me dado um caniço semelhante a uma vara, e também me foi dito: Dispõe-te e mede o santuário de Deus, o seu altar e os que naquele adoram;
Apocalipse 11:1

Em Ezequiel 40:42 e Zacarias 2:1 à 5, foi dada a mesma visão. O templo sendo medido. Deus só mede aquele que são dele. O caniço servia para demarcar território, antigamente quando se via um homem com um caniço na mão medindo alguma terra, já se entendia que aquela terra pertencia a ele. Sendo assim, o Senhor só medirá os que pertencem a Ele.

mas deixa de parte o átrio exterior do santuário e não o meças, porque foi ele dado aos gentios; estes, por quarenta e dois meses, calcarão aos pés a cidade santa.
Apocalipse 11:2

Os que rejeitam a verdade são aqueles que estão no pátio e o pátio não será medido porque não pertencem a Deus!

A água e o óleo:
Então te lavei com água, e te enxuguei do teu sangue, e te ungi com óleo.
Ezequiel 16:9

Portanto, cheguemos perto de Deus com um coração sincero e uma fé firme, com a consciência limpa das nossas culpas e com o corpo lavado com água pura.
Hebreus 10.22

Ser lavado com água é ser purificado do pecado, e ser ungido com óleo é receber a presença do Espírito Santo que trás cura e renova tudo. Durante todo o processo de lapidação a pedra preciosa é lavada com água e óleo e não é diferente com o cristão. Não falta perdão, renovo, cura e libertação para aquele que está nas mãos do Senhor. Uma pedra que se entrega ao Lapidário está disposta a ser lavada e ungida sempre.

O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu para pregar o Evangelho aos pobres. Ele me enviou para proclamar a libertação dos aprisionados e a recuperação da vista aos cegos; para restituir a liberdade aos oprimidos.
Lucas 4:18

A unção do Espírito Santo no capacita para viver os sonhos de Deus.

4ª Etapa: Após estar no tamanho e formato ideal a pedra passa pelo fogo que é o processo de colamento para poder ser polida até extrair o maior brilho possível. Esse polimento também acontece num disco giratório que torna a pedra cada vez mais lisa e bela.
Se alguém constrói sobre esse alicerce, usando ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno ou palha,
sua obra será mostrada, porque o Dia a trará à luz; pois será revelada pelo fogo, que provará a qualidade da obra de cada um.
Se o que alguém construiu permanecer, esse receberá recompensa.
Se o que alguém construiu se queimar, esse sofrerá prejuízo; contudo, será salvo como alguém que escapa através do fogo.
Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês?
Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; pois o santuário de Deus, que são vocês, é sagrado.
Não se enganem. Se algum de vocês pensa que é sábio segundo os padrões desta era, deve tornar-se “louco” para que se torne sábio.
Porque a sabedoria deste mundo é loucura aos olhos de Deus. Pois está escrito: “Ele apanha os sábios na astúcia deles”;
1 Coríntios 3:12-21

A pedra mal lapidada:
A lapidação de uma pedra trata-se de um fator importante. Se uma pedra bruta pura e de cor intensa é considerada de alto valor, a lapidação pode colaborar ou prejudicar o resultado final. Uma pedra mal lapidada não é bem recebida no mercado.
Uma pedra bruta pura e de cor intensa tem muito mais valor no mercado do que uma pedra mal lapidada.

O lapidário é o Espírito Santo, e Seu trabalho é excelente, Ele não erra e nunca realiza uma obra pela metade, mas a pedra não tem vontade própria, já o ser humano tem, ou nos subtemos a vontade de Deus, ou fazemos a nossa própria vontade, ou seja, muita vezes nós começamos bem, com o coração aberto e obediente para o agir do Espírito Santo, mas com o passar do tempo vamos nos acostumando com a vida cristã e o coração se esfria, então paramos de aprender, porque achamos que já temos brilho suficiente. A obra pára na metade, e a pedra se torna mal lapidada. A lapidação é um trabalho feito durante nossa vida inteira, essa obra só irá terminar quando estivermos livres desse corpo mortal. E o Rei Jesus prometeu em Apocalipse 3:21 que: Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.

O Rei dos Reis irá adornar seu trono com as melhores pedras, sendo assim não podemos achar que já temos brilho suficiente, temos que deixar o Espírito Santo extrair o melhor de nós. Temos sempre algo novo para aprender com Deus!

Portanto, visto que temos este ministério pela misericórdia que nos foi dada, não desanimamos.
Antes, renunciamos aos procedimentos secretos e vergonhosos; não usamos de engano nem torcemos a palavra de Deus. Pelo contrário, mediante a clara exposição da verdade, recomendamo-nos à consciência de todos, diante de Deus.
Mas se o nosso evangelho está encoberto, para os que estão perecendo é que está encoberto.
O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.
Pois não nos pregamos a nós mesmos, mas a Jesus Cristo, o Senhor, e a nós como escravos de vocês, por amor de Jesus.
Pois Deus que disse: “Das trevas resplandeça a luz”, ele mesmo brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo.
Mas temos esse tesouro em vasos de barro, para mostrar que este poder que a tudo excede provém de Deus, e não de nós.
De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados;
somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos.
Trazemos sempre em nosso corpo o morrer de Jesus, para que a vida de Jesus também seja revelada em nosso corpo.
Pois nós, que estamos vivos, somos sempre entregues à morte por amor a Jesus, para que a sua vida também se manifeste em nosso corpo mortal.
De modo que em nós atua a morte; mas em vocês, a vida.
Está escrito: “Cri, por isso falei”. Com esse mesmo espírito de fé nós também cremos e, por isso, falamos,
porque sabemos que aquele que ressuscitou ao Senhor Jesus dentre os mortos, também nos ressuscitará com Jesus e nos apresentará com vocês.
Tudo isso é para o bem de vocês, para que a graça, que está alcançando um número cada vez maior de pessoas, faça que transbordem as ações de graças para a glória de Deus.
Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia,
pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles.
Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno.
2 Coríntios 4:1-18