Mensagem baseada na parábola do banquete do casamento contada por Jesus e registrada no livro de Lucas 14: 16 – 24 e Mateus 22: 2 – 14

Jesus através dessa parábola queria que todos entendessem o motivo pelo qual ele estava na Terra, ele queria que todos entendessem qual era o seus planos. Os judeus sempre foram o povo escolhido, ou seja, os convidados de honra para participar do banquete que o Senhor tem para oferecer, mas rejeitaram esse convite quando não o reconheceram como Senhor e Salvador e além disso mataram seus mensageiros (profetas, sacerdotes, discípulos, mártires). Sendo assim o Senhor mandou chamar todos que tinham fome e sede e eram desprezados, para usufruir do seu banquete, porque o que Ele mais desejava e continua desejando, é um relacionamento com a humanidade. O Criador quer se tornar um só com a sua criação e quer que sejamos uma extensão dEle em todos os aspectos.

Mas o convite foi rejeitado!

O mensageiro volta trazendo a notícia que os convidados tinham outros compromissos e não poderiam participar do grande banquete. Eles tinham muitos projetos de vida, mas o Rei não fazia parte de nenhum deles. O coração daquelas pessoas estava voltado para si mesmos, eles eram o centro de suas próprias vidas, nada mais importava, nem o Rei.
Rejeitar o convite do Rei é rejeitar a si mesmo: O convite do Rei representa o sentido da vida, aquele que rejeita esse convite perde tudo, e se torna um nada.

A parábola mostra qual foi a reação do Rei após ter o seu convite desprezado. Ele disse que aqueles que o rejeitaram nunca iria comer do seu banquete (Lucas 14:24) e mandou chamar todos aqueles que eram considerados a escória da sociedade naquela época.

Essa mensagem prova que o parâmetro de Deus a respeito de honra é totalmente inverso ao padrão que a sociedade impõe. A verdadeira honra não está naquilo que os nossos olhos podem ver, não está em posses ou títulos, a verdadeira honra está num coração humilde.

Aquelas pessoas que não aceitaram o convite estavam tão cheias de si, que se consideraram acima do Rei, importantes demais para estarem nesse banquete. Mas aqueles que se sentiam as piores pessoas, indignos, humilhados e achavam impossível participar de uma festa como essa é que realmente foram escolhidos. Eles estavam na posição que realmente todos devem estar, eles entendiam quem eles eram, e na verdade todo ser humano precisa entender a sua verdadeira posição. Lucas 14:11
Deus quer nos coloca em lugares altos, mas para isso temos que descer!!!

Existem aqueles que querem comer do banquete, mas não querem trocar as vestes e nem sentar à mesa. O banquete oferece perdão, salvação, alegria verdadeira, paz, cura, libertação, nova vida e vida eterna! Todos desejam isso, e buscam isso tempo todo, mas só existe na mesa do Rei Jesus. Não existe em outro lugar e para usufruir é preciso trocar as vestes e sentar-se à mesa!

Muitos querem ser servidos sem sair do lugar e pensam que podem exigir esse tipo de serviço para Deus! É como se o fato de Jesus ter descido do céu e habitado entre nós, sendo humilhado e morto como um criminoso por amor a nós, não fosse o suficiente. Não é possível diminuir a glória e majestade do Rei, querendo que ele se diminua para nos servir na nossa área de conforto. Somos nós que temos que nos ajustarmos à Ele e não Ele que tem que se ajustar à nós!

Ele é o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores!

Na outra versão da parábola que está registrada no livro de Mateus 22:2 -14 , existe um personagem que está no meio dos convidados sem vestes nupciais, ele não trocou as vestes e permaneceu sujo. Quando o Rei olhou pra ele e viu que aquele homem estava do mesmo jeito diante dEle, imediatamente mandou que fosse lançado fora da festa. Assim será feito no grande dia, com aqueles que insistirem permanecer no pecado, rejeitando o perdão e a transformação que o Senhor tem para oferecer. Nada ficará oculto aos olhos do Senhor. Talvez os outros convidados não percebam, não saibam, mas o Rei sabe quem está limpo e quem está sujo. Muitos serão chamados, mas poucos escolhidos. Mateus 22:11 – 14.

Não rejeite o convite do Rei, venha, coma, beba e se alegre para sempre!!