Se recebemos a salvação pela graça (favor imerecido) e não pelas obras como diz em Efésio 2:8,9, porque temos que se preocupar com nossas obras (atitudes, ações e pensamentos), será que isso é mesmo necessário?
Para entender sobre santidade é importante entender o que é a graça e o que ela produz em nossas vidas.
Em Romanos 6:14 diz “Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.
Estar debaixo da graça é ser livre do pecado, ou seja, ser santo! Sendo assim não é correto dizer que graça é ser livre para pecar e ser perdoado como já ouvimos muito por aí, na verdade graça é ser perdoado e livre para não pecar mais. Muitas pessoas tem sido contaminadas pela acomodação em relação ao pecado, é por isso que vemos tantos pecados como adultério, homossexualismo, pornografia, fornicação, brigas, divisões e etc, na igreja de Cristo, pecados estes que a bíblia deixa claro que os que praticam não herdarão o Reino de Deus (1 Coríntios 6:9-10).
Embora a igreja seja um lugar de pecadores, o que nos faz diferentes é que somos pecadores em transformação. O arrependimento (metanóia) representa mudança de mente e comportamento, sendo assim, quando Cristo entra na história de uma pessoa naturalmente surge o arrependimento, o perdão e a mudança resultando em santificação.
A santidade faz parte do processo da graça, e esse processo é natural na vida de um seguidor de Cristo, portanto, ser santo deve ser o desejo de todo cristão. É o Espírito Santo que habita em todo aquele que verdadeiramente tem Cristo como Senhor e Salvador que capacita para santidade, isso não vem de nós, é um dom de Deus (Efésios 2:9).
Ser santo é ser separado para Deus e isso começa dentro da nossa mente, quanto mais deixarmos de lado o alimento inadequado (o que vemos, ouvimos, falamos e praticamos que não está de acordo com a palavra) e comermos o que é saudável (Filipenses 4:7) mas estaremos santificados na mente e no corpo.
Que a nossa equidade seja notória entre os homens (Filipenses 4:4), que possamos ser realmente à imagem e semelhança de Cristo, que possamos voltar à nossa essência (nossa forma original). O Pai nos fez perfeitos mas o pecado nos desfigurou e contaminou o mundo, Cristo se entregou na cruz por nós, e esse ato de amor nos deu a oportunidade de vivermos o plano perfeito de Deus. O céu é para os santos salvos pela graça!
Essa é a verdade! Não se contamine com a ideia deturpada de que ser livre é fazer o que quiser, uma pessoa que vive assim é escrava de si mesma. A verdadeira liberdade está em Cristo (gálatas 5:1), porque ser livre é poder viver fora da prisão que conhecemos como mundo (sistema criado pelos homens inspirados pelo próprio Satanás) I João 5:9, ser livre é ter um coração puro e uma mente renovada!
Aquele que questiona o fato de ter que ser santo, e sente essa ação como um peso ou uma obrigação é porque não deseja ser, infelizmente, essa atitude demonstra que a pessoa ainda não está debaixo da graça e com certeza está vulnerável ao pecado. Quem recebe a graça anseia pelo que é do Espírito e mesmo que seja tentado ou provado, estará sempre fortalecido e preparado para aguentar (Co. 10.13) e se manter santificado.
Todos os dias somos confrontados pelo sistema que quer nos convencer que somos loucos, que estamos perdendo muitas coisas boas, que isso é desnecessário, que o mundo mudou e que tudo é normal. Jesus disse: Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim (seja santo por amor à Cristo), achá-la-á.” (Mateus 16 : 25). Em I Corintios 1:18 à 30 Paulo escreve sobre o que Deus pensa sobre a sabedoria do homem e Ele deixa claro que a palavra da cruz é loucura para quem perece, mas para nós é poder de Deus. Que o poder da palavra de Deus possa a cada dia nos fazer santo como Ele é Santo (I Pedro 1:15).
Ele tem reservado para nós uma herança que está guardada no céu! I Pedro 1:4 e 5.
Seja forte, receba a cada dia poder para vencer o pecado, escolha ser santo, porque só assim você verá à Deus (Hebreus 12:14b)!
Pastora Vanessa Romani Pires