A essência das primícias

Deus ordenou ao povo de Israel, de forma clara e explícita, a entrega das primícias (primeiros frutos) por meio de Moisés: “As primícias dos primeiros frutos da tua terra trarás à Casa do Senhor, teu Deus…” Ex 34.26a

Primícias no original hebraico significa “primeiro, começo, melhor, principal; princípio; parte principal; parte selecionada”. A segunda palavra usada no original hebraico é “bikkuwr”, que significa “primeiros frutos, as primícias da colheita e das frutas maduras que eram colhidas e oferecidas a Deus de acordo com o ritual do Pentecostes; o pão feito dos grãos novos de trigo oferecidos no Pentecostes; o dia das primícias (Pentecostes)”.

Mas antes de Deus colocar para o seu povo como ordenança a entrega dos primeiros frutos existe uma primeira menção das primícias nas Escrituras através da oferta de Caim e Abel: “Aconteceu que no fim de uns tempos trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao Senhor. Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. Agradou-se o Senhor de Abel e de sua oferta; ao passo que de Caim e de sua oferta não se agradou” Gn 4.3-5a

No versículo acima diz que Caim entregou sua oferta no fim de uns tempos, isso mostra que ele deixou para o final, não se sabe se era o final da colheita ou de entrega de oferta, mas deixa claro que ele não entregou os primeiros frutos, ele entregou os últimos. Já Abel fez ao contrário, entregou o melhor do cordeiro ao Senhor, e fez isso antes de qualquer outra coisa. A rejeição da oferta de Caim não está ligada ao tipo de oferta, até porque cada um entregou de acordo com o fruto seu trabalho, Caim era lavrador, ou seja, trabalhava com plantação e colheita de frutos da terra, já Abel era pastor de ovelhas, sendo assim, cada um foi entregar ao Senhor o fruto de seu trabalho. O que determinou a aceitação e a rejeição do Senhor em relação as ofertas foi a forma que foi entregue. Através da entrega dessas ofertas Caim e Abel demonstram ao Senhor se Ele realmente estava no centro de suas vidas.

Caim sabia a forma correta de entregar uma oferta ao Senhor, mas não o fez, isso o fez culpado e Deus rejeitou sua oferta: “Irou-se, pois, sobremaneira, Caim, e descaiu-lhe o semblante. Então, lhe disse o Senhor: Por que andas irado, e por que descaiu o teu semblante? Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo” Gn 4.5b-7

Quando Deus fala com Caim, ele fala em forma de indagação, e isso deixa claro que que Caim sabia como deveria ser feita a entrega da oferta, tanto Caim quanto Abel sabiam o que Deus esperava deles, mas Caim não fez como Deus esperava e por isso foi rejeitado, já Abel fez exatamente como Deus esperava. A atitude dos dois irmãos deixa claro para Deus qual era a essência de seus corações e quem era o centro de suas vidas.

Hoje Deus espera de nós a mesma essência que estava no coração de Abel, a essência das primícias que foi plantada por Deus! Essa essência nos leva a ofertar a nossa própria vida ao Senhor, entregando o nosso melhor em todos os aspectos.

Caim e Abel representa nessa mensagem dois tipos de pessoas. Aqueles que priorizam o Senhor e aqueles que não priorizam, e a história desses dois irmãos mostra claramente o quanto precisamos resgatar dentro de nós a essência de Deus, pois Ele é excelente e tudo vem dEle, Ele é a própria essência da vida, é puro, é o princípio de tudo.

Por sua decisão ele nos gerou pela palavra da verdade, a fim de sermos como os primeiros frutos de tudo o que ele criou.

Não erreis, meus amados irmãos. Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação. Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas. Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus. Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas.
Tiago 1:16 a 25

Fomos criados por Ele, gerados pela palavra da verdade para sermos a sua melhor parte, portanto não podemos nos contentar com uma vida superficial e medíocre.

“Você está fazendo o seu possível ou o seu melhor? Não é o melhor do mundo. É o teu melhor na condição que você tem enquanto não tem condições melhores para fazer melhor ainda. Pergunto de novo, mas não responda ainda, você está fazendo o teu possível ou o teu melhor? Porque se você ou eu podendo fazer o meu melhor, me contento com o possível, eu caio num lugar perigoso chamado ‘mediocridade’. Uma pessoa medíocre é aquela que é morna. Que está na média. Que não é quente e nem fria.
Mario Sérgio Cortella

Ex. Quando você se prepara para o culto de primícias que ocorre todo primeiro domingo do mês. Existe uma direção, você deve trazer um convidado, um alimento não perecível, uma oferta em espécies (a primeira oferta em dinheiro do mês) e participar do nosso almoço que é o primeiro momento de comunhão com os seus irmãos) Você faz o seu possível ou o seu melhor? Para você esse culto tem sentido? Você entende o significado do culto e primícias?

Para ficar bem claro e você nunca mais esquecer , culto de primícias tem por objetivo entregar no início do mês os nossos primeiros e melhores frutos ao Senhor, e essas ofertas são: uma alma (seu primeiro convidado a conhecer Cristo), uma oferta social para ajudar famílias necessitadas, uma oferta em dinheiro para o crescimento da obra e o primeiro tempo de comunhão com seus irmãos através do almoço. Além desses quatro elementos temos a oferta do propósito de compra da Van realizada por alguns irmãos que permaneceram fiel, que também é entregue no primeiro domingo, mas que pode ser entregue durante o mês!

Honra ao Senhor com os teus bens, e com a primeira parte de todos os teus ganhos;
E se encherão os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.

Provérbios 3:9,10

Em Provérbios 3 Salomão traz uma orientação detalhada sobre o que é priorizar o Reino e já começa falando do primeiro princípio que é a obediência a palavra, sem isso todo o resto será impossível.

Todos nós podemos dar o nosso melhor pq fomos criados pelo o Melhor, Ele é a essência do excelente e do verdadeiro. Portanto se entregarmos a nossa vida e o reconhecermos em todos os nossos caminhos, Ele irá resgatar a essência dEle em nós, e fará de nós pessoas melhores e consequentemente pessoas que farão o melhor pra Ele e para o próximo. Ele quer fazer de nós a melhor geração que já houve na face da terra. Os melhores cidadãos do céu, os melhores praticantes da sua palavra, os melhores filhos e servos dEle, se assim for seremos os melhores cônjuges, os melhores pais e filhos, os melhores patrões ou empregados, os melhores amigos, os melhores irmãos em Cristo…enfim seremos as primícias, a melhor parte de Deus e daremos a nossa melhor parte para Ele.

Essa é a essência das primícias, essa é a essência daquele que tem Cristo como Senhor e Salvador.
Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens.
Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem.
Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem.
Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo. Mas cada um por sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda.

1 Coríntios 15:19-23

Podemos entregar as melhores ofertas para o Senhor mas se não nos entregarmos como oferta e se em nós Ele não for a melhor parte seremos rejeitados como aconteceu com Caim. É por meio da nossa fé em Cristo, não há outra forma, outro caminho, Ele é o caminho a verdade e a vida e ninguém vai ao Pai senão por Ele. A essência das primícias está em Cristo que morreu e ressuscitou, para que pudéssemos receber o poder da ressurreição e essa certeza deve gerar em nós uma expectativa que está em Romanos 8:22-24.

Sabemos que até hoje toda a criação geme e padece, como em dores de parto. E não somente ela, mas igualmente nós, que temos os primeiros frutos do Espírito, também gememos em nosso íntimo, esperando com ansiosa expectativa, por nossa adoção como filhos, a redenção do nosso corpo. Porquanto, precisamente nessa esperança fomos salvos. Contudo, esperança que se vê não é esperança; pois como pode alguém anelar por aquilo que está vendo?
Romanos 8:22-24

Essa expectativa se refere ao dia da nossa redenção, ao dia que o veremos face a face, em que seremos completos e essa esperança é gerada em nós quando entendemos quem Ele é, e quem nós somos Nele.

Nós não precisamos sentir para saber, nós precisamos saber para sentir, essa é uma das melhores definição de convicção que eu já ouvi. A sua convicção é a sua fé, é a sua certeza que não pode ser abalada.

Através dessa mensagem hoje você ficou sabendo quem é Ele e quem você é ou pode ser Nele, você entendeu que Ele é o melhor pra você, e que só Ele pode te fazer uma pessoa melhor, que dará o melhor para Ele e para os outros. Se vc entendeu isso deve estar sentindo o desejo de tê-lo como primeiro na sua vida, o desejo de ser a primícia Dele nessa manhã e deixar o superficial e a mediocridade de lado. Se entregue nessa manhã como sacrifício vivo, santo e agradável ao Senhor e seja a sua melhor parte para viver a sua plenitude.
Somos a melhor parte de Deus!

Publique o seu comentário.

Anote seu bilhetes